ESGRIMA
SERVIÇOS
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() |
COMO SURGIU
A história da esgrima em si tem uma origem de pelo menos, três mil anos. Pinturas egípcias e gregas mostram guerreiros empunhando espadas. A Bíblia também se refere a muitas espadas ao longo dos dois testamentos. Um templo japonês construído em 1170 a.C. mostrava alguns guerreiros semidespidos empunhando armas pontiagudas com bicos de proteção.
A esgrima nessa época era muito mais que um simples esporte — era uma maneira de combater, e como tal não havia nenhuma regra precisa; porém, surge a preocupação com a técnica para aplicar e defender-se dos golpes. Em Roma, existiam escolas de gladiadores onde se formavam os doctore armarum, especialistas na arte de combater com armas brancas para entreter o público. Na Idade Média, a esgrima se diversificou devido aos vários formatos de espadas e sabres existentes.
DOMINANDO O MUNDO
Em 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia, a esgrima esportiva unificada iniciava verdadeiramente graças ao incentivo do Barão de Coubertin, o pai das Olimpíadas da Era Moderna. Nestes jogos, a esgrima contou com a participação de 13 competidores representando quatro países diferentes, nas modalidades de florete e sabre.
Em 1913, foi fundada a Federação Internacional de Esgrima. Desde lá, italianos, russos, húngaros e franceses dominam o esporte em Olimpíadas em provas masculinas.
Em 1924, nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, surgiu a primeira competição feminina de florete. Na prova feminina, as maiores vencedoras são dos países da Itália, Hungria, Rússia e França.
REGRAS BÁSICAS
Uma luta de esgrima tem a duração de três assaltos, sendo que cada um tem a duração de três minutos.
Na esgrima são utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta. O esgrimista ganha pontos, quando toca a região do tronco do adversário com o florete. A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário. Já o sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima.
Cada vez que um esgrimista toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores. Ganha o combate, o esgrimista que somar mais pontos.
Os esgrimistas usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens. Além destes equipamentos, as mulheres usam também protetores para os seios.

O LOCAL
A pista de esgrima tem catorze metros de comprimento, mais um metro e meio a dois metros de recuo, zonas que também podem ser utilizadas. A largura da pista é de um metro e meio a dois. A pista ideal é elevada do chão e usada com uma malha condutiva aterrada para o uso eletrônico. Se um esgrimista sair da pista lateralmente para fugir de um golpe, poderá retornar porém deverá andar 1m para trás. Se sair pelo fundo, será dado ponto para o adversário.